Notícias

Escola de Teatro Cômica Cultural - PROGRAMAÇÃO 2013

18/02/2013 / Cômica Cultural


Programação Escola de Teatro 2013

Segundas-Feiras e Quartas-Feiras:
Teatro Musical – Tema Cinema - Cíntia Ferrer e Adriana Deffenti
Segundas-Feiras:
Curso de Produção de Textos para Teatro - Patsy Cecato
Terças-Feiras: 
Oficina de Teatro da Maturidade – Lourdes Kauffmann
Oficina de Teatro módulo II – Woody Allen – Catharina Conte
Quartas-Feiras: 
Oficina de Teatro para Iniciantes – Catharina Conte
Quintas- Feiras: 
Oficina de Teatro para Adolescentes – Fernanda Moreno
Laboratório de Pesquisa e Montagem – João Pedro Madureira
Sábados: 
Oficina Livre de Teatro  – Nina Eick

*** Os feriados já estão excluídos da carga horária dos cursos
Alunos e ex-alunos da Cômica Cultural tem 20% de desconto nos cursos
*Com exceção do curso de Teatro Musical que tem desconto diferenciado.

*CARTÕES VISA. BANRICOMPRAS, MASTERCARD E VERDECARD


TEATRO MUSICAL – TEMA CINEMA Ministrantes: Cíntia Ferrer e Adriana Deffenti

SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS – DAS 19:30 ÀS 22H
CARGA HORÁRIA: 40 ENCONTROS – 100 HORAS/AULA
De 01 de abril á 11 de setembro
* com trabalho de conclusão

CÍNTIA FERRER é formada em Educação Física e Teatro. Diretora da Pin-Up Produtora e do Grupo Vocal Goela. Professora de Teatro Musical na Cômica Cultural. Atualmente atriz de “Bailei na Curva” (Júlio Conte).  Atua em locuções, jingles, publicidade e cinema. Ministrou aulas em várias escolas e academias e dançou em grupos de jazz, hip-hop e outros ritmos.  Praticou técnica vocal no Projeto Prelúdio UFRGS; com Gisa Volkmann (Lírico); Ronnie Kneblewski (Speech Level Singing - SP) e Paula Capovilla (Belting – SP). Participou de vários cursos, dentre eles, estilos teatrais com Daniela Carmona; preparação de atores para cinema com Sérgio Penna (RJ) e I Circuito Broadway (SP). Segue pesquisando, produzindo e ministrando Workshops de Teatro Musical Broadway com canto, interpretação, coreografias para musicais - incluindo a dança “Fosse” e a técnica “Sing, Dance & Breathe!” (condicionamento físico aliado ao canto) - e atua como coreógrafa e Personal Performer na preparação de artistas para o palco.


ADRIANA DEFFENTI iniciou seus estudos musicais com nove anos de idade no Projeto Prelúdio da UFRGS,onde no período de 1986 à 1993 cursou canto, flauta doce, flauta transversal, teoria musical e prática de música de câmara. De 1994 a 1997 estudou flauta transversal com Leonardo Winter e foi aluna da Escola de Música da OSPA. Passou a integrar grupos e espetáculos de música popular em 1994: A Paixão dos Mendigos (com direção teatral de Paulo Gaiger e musical de Toneco da Costa), banda Fróide Explica e o grupo de flamenco Tablado Andaluz (como cantora e bailarina). Estudou canto lírico com a professora Ida Weisfeld de 1997 a 2005. Em 1999, 
lançou o show e Cd demo Quem te ensinou a dançar? seu primeiro trabalho solo como cantora e intérprete. Lançou dois discos (Peças de Pessoas, de 2002 e Adriana Deffenti, de 2006 – lançado pela Orbeat Music no Brasil em 2006 e Random Records na Argentina em 2007). Com Adriana Deffenti, excursionou pela França (17º Festival de Biarritz), Espanha (Café Mercedes – Valencia; Artebar Latina – Madrid) e Argentina (Notorious Bar). Conquistou 3 prêmios: dois prêmios Açorianos de Música – categoria intérprete MPB e Prêmio Clave do Sul – categoria melhor cantora do RS.

Disciplina: Interpretação e Dança - Cíntia Ferrer

PROGRAMA:

Preparação física para cantores: SING, DANCE & BREATHE! 
Coreografia para musicais: Jazz, Hip-Hop, Fosse e outros ritmos.
Teoria: O texto cantado e o jogo das palavras
Exercícios de sincronização entre os ritmos vocal, corporal e emocional.
Interpretação para musicais: o jogo através do canto e da dança.
Disciplina: Voz e Música - Adriana Deffenti
PROGRAMA:
Musicalização através da voz (parâmetros sonoros, percepção rítmica, melódica e harmônica, canto solo e em naipes);
Técnica vocal para o canto (consciência laríngea (colocação), articulação e emissão, compreensão e execução dos conceitos de ressonância, registro, timbre, clareza e altura (afinação e extensão vocal);
Interpretação (histórico e tipos vocais no teatro musical, dinâmica, voz em movimento, diferenças entre o texto falado, recitativo e canção, imagem vocal: concepção da voz da personagem).

INVESTIMENTO:
à vista: R$  1890,00
Parcelado: 6 x R$ 350,00
Ex-alunos: R$ 1.800,00 ou 6 x de 300,00


OFICINA DE CRIAÇÃO DE TEXTOS PARA TEATRO
Ministrante: Patsy Cecato

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30
CARGA HORÁRIA: 24 ENCONTROS – 48 HORAS/AULA
02 de junho a 17 de novembro

Patsy Cecato É co-autora das peças SE MEU PONTO G FALASSE (1997), O MISTÉRIO DA CALÇA AZUL-MARINHO (2000), (com Júlio Conte e Heloísa Migliavacca). Recebeu o PRÊMIO AÇORIANOS DE LITERATURA – EDIÇÃO 1999 - CATEGORIA DRAMATURGIA por SE MEU PONTO G FALASSE – WS Editor. Assina o texto final da peça MANUAL PRÁTICO DA MULHER MODERNA (2002). É autora das peças NO RITMO DO AMOR (1992/2003) e HOTEL ROSA-FLOR (1996) editada pelo Instituto Estadual do Livro dentro da coleção Dramaturgia Gaúcha e de MULHERES PESSEGUEIRO – Texto contemplado com a Bolsa de Criação Artística – Categoria Dramaturgia da Funarte, edição 2008. É roteirista do curta-metragem A BREVE HISTÓRIA DE CÂNDIDO SAMPAIO (2000) produzido pela Nova Bossa com direção de Pedro Carvana.
Dentro do Curso de Produção Áudio-Visual da Universidade Luterana do Brasil roteirizou os curtas IRENE E IRINA, adaptação do conto Agora eu somos nós de Cleo de Oliveira e DONDORLEI, adaptação do conto Dondorlei e o Cometa de Fernando Neugbarth. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem GOSTO, seu projeto de Graduação. Participou da seleção da Oficina de Dramaturgia 2010 da Rede Globo de Televisão.

PROGRAMA
Formato do texto para teatro.
Desenvolvimento da Rubrica
Diálogos
Personagens
Estrutura Dramática
Curva dramática
Tempo, espaço e timing
História aparente e história oculta
Final aberto e fechado


INVESTIMENTO:
à vista: R$ 810,00
parcelado: 6 x de R$ 150,00 



OFICINA DE TEATRO DA MATURIDADE
Ministrante: Lourdes Kauffmann

* com trabalho de conclusão

TERÇAS-FEIRAS – das 14:30 as 16:30
CARGA HORARIA – 36 ENCONTROS – 72 HORAS/AULA
Até 17 de dezembro

Lourdes Kauffmann: É atriz de teatro, cinema e televisão. Atualmente está em cartaz com o espetáculo Mulheres Pessegueiro, de Patsy Cecato. Em sua formação constam: Curso  Superior em Letras com especialização em Português, Inglês e respectivas Literaturas. Curso completo de ballet clássico. Aprendizado de piano até o 8º ano. Formação em canto. Formação completa de Teoria, Solfejo e História da Música
PROGRAMA:
A Oficina tem como objetivos: tornar-se um ser mais desinibido, criativo e decidido; usar o corpo e a voz no intuito de fazer uma melhor comunicação; descontrair-se e divertir-se; aumentar a sua cultura; conviver bem. 
Conteúdos a serem desenvolvidos: desinibição, sensibilização, expressão corporal, expressão vocal, compreensão de textos teatrais, criação de personagens, contracenação, relaxamento, alongamento, aquecimento teatral, respiração.
Estratégias: jogos teatrais, leituras, improvisações, memorização, vocalização, descrições físicas e psicológicas, observações.

INVESTIMENTO:
mensalidade: 150,00



OFICINA DE TEATRO MÓDULO II – WOODY ALLEN 
Ministrante: Catharina Conte
Esta oficina tem trabalho de conclusão

Pré-requisito: ter alguma experiência anterior em teatro

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30
CARGA HORÁRIA: 24 ENCONTROS – 48 HORAS/AULA
12 de março a 3 de setembro

Catharina Conte é atriz, roteirista, diretora e preparadora de atores. Constam de sua formação a Escola de Arte Dramática da UFRGS, o curso de Cinema da PUC e o curso de Atuação em Cinema da New York Academy Films em Los Angels, Califórnia, EUA, entre outros. Participou do grupo de jovens atores do sucesso Larissa Não Mora Mais Aqui de Júlio Conte. Atualmente está em cartaz com as peças Clube dos Cinco de Bob Bahlis, Mulheres Pessegueiro de Patsy Cecato E Beckett & Bion – o gêmeo imaginário de Júlio Conte.

PROGRAMA:

Dando continuidade aos trabalhos iniciados no ano passado, a diretora Catharina Conte segue sua pesquisa na dramaturgia do diretor e roteirista norte-americano Woody Allen. Adaptando seu humor peculiar para o teatro, a oficina desenvolve a narrativa universal de suas situações com muito ritmo nas cenas, contrastando com os dramas cotidianos que seus personagens são submetidos.

INVESTIMENTO:
à vista: R$ 810,00
parcelado: 06 x de R$ 150,00 



OFICINA DE TEATRO PARA INICIANTES 
Ministrante: Catharina Conte

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30
CARGA HORÁRIA: 24 ENCONTROS – 48 HORAS/AULA
3 de abril a 04 de setembro

Catharina Conte é atriz, roteirista, diretora e preparadora de atores. Constam de sua formação a Escola de Arte Dramática da UFRGS, o curso de Cinema da PUC e o curso de Atuação em Cinema da New York Academy Films em Los Angeles, Califórnia, EUA, entre outros. Participou do grupo de jovens atores do sucesso Larissa Não Mora Mais Aqui de Júlio Conte. Atualmente está em cartaz com as peças Clube dos Cinco de Bob Bahlis, Mulheres Pessegueiro de Patsy Cecato e Beckett & Bion – o gêmeo imaginário de Júlio Conte.

PROGRAMA
Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.

INVESTIMENTO:
à vista: 810,00
Parcelado: 6 x de 150,00



LABORATÓRIO DE PESQUISA E MONTAGEM – ANUAL
Ministrante: João Pedro Madureira
Projeto: Inserir novos atores no mercado profissional
* Pré-requisito: ter formação teatral

QUINTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22:30
CARGA HORÁRIA: 36 ENCONTROS – 108 HORAS/AULA
De 14 de março a 19 de dezembro
* férias de 19/7 a 07/8

JOÃO PEDRO MADUREIRA é ator e diretor, formado pelo TEPA (Teatro-Escola de Porto Alegre) em 2005 e em Produção Áudio-visual na PUCRS, em 2012. Estudou Clown na Ecòle Phillipe Gaulier (Paris), fez oficinas com a Cia. Teatro en el Blanco (Chile), Eduardo Okamoto (Campinas), Andreas Simmas (França), Pablo Ibarluzea (Espanha), entre outros. Estudou preparação de elenco com Fátima Toledo, em São Paulo, e dança contemporânea na escola Peridance, em Nova Yorque. Em Porto Alegre, integrou por dois anos o grupo de palhaços Cia Circular, orientado por Melissa Dorneles e Ekin. Atuou em Clownssicos (2007) e O sonho de uma noite de verão (2008), ambos com direção de Daniela Carmona e Adriano Baségio, O Avarento (2009), dirigido por Gilberto Fonseca, entre outros, além de ter dirigido o infantil A Roupa Nova do Rei em 2010, o que lhe rendeu a indicação ao prêmio Tibicuera de melhor diretor. Iniciou-se como diretor em 2008 com o show Ouro e pétala, de Filipe Catto. Em agosto de 2008, fundou a vai!ciadeteatro, ao lado de Vinícius Meneguzzi, e dirigiu Agora eu era, contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2009. Em 2010, Parasitas, vencedor do concurso para novos diretores promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre em parceria com o Instituto Goethe, e, em 2011, Cara a tapa, vencedor do Primeiro Prêmio Carlos Carvalho de Auxílio-montagem deste ano. Por este último, recebeu o Prêmio Açorianos de melhor diretor de 2012. O espetáculo também recebeu os prêmios de melhor atriz e cenário. No cinema, vem trabalhando desde 2010 como diretor e preparador de elenco, em parceria com a produtora Palco Vazio. Seus trabalhos mais recentes são Agora eu era (documentário, de 2010, diretor) e Expurgo (2011, preparador de elenco), dirigido por Vinícius Lopes e Isadora Victora, Berenice (2011, diretor de elenco), de Vinícius Lopes e Leandro Engelke, e Prólogo (2012, diretor de elenco), de Leandro Engelke e Eduardo Dall’Agnol, todos curtas. Também em 2012 foi diretor de elenco no longa-metragem Cantos Sujos, dirigido por Vinícius Lopes.

O PROJETO
O ator e diretor João Pedro Madureira, (Agora eu era, Parasitas e Cara a tapa, da vai!ciadeteatro) é o responsável pela montagem profissional da escola. O diretor conduzirá o grupo de atores que buscam inserção no mercado de trabalho. Utilizando técnicas que exploram o corpo como principal instrumento para a investigação cênica, o diretor construirá com o grupo o texto e a montagem de um espetáculo teatral. A Cômica Cultural produzirá a estréia e o núcleo de produção que se formará dentro do grupo dará seguimento à carreira do espetáculo.

Dessa experiência nasceram as peças: Pílula de Vatapá (2007), Dançarei sobre o teu cadáver (2008), Larissa não mora mais aqui (2009), A Milímetros de Mercúrio (2010) e Vendetta Corsa (2011), dirigidas pelo diretor e dramaturgo Júlio Conte


INVESTIMENTO:
À vista: R$ 2. 250,00
Parcelado: 10 x de 250,00 
* 10% do custo vai para fundo de produção para a montagem


OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES - SEMESTRAL
Ministrante: Fernanda Moreno
QUINTAS-FEIRAS  DAS 14:30 as 16:30
14 de março á 04 de julho
CARGA HORÁRIA: 16 ENCONTROS - 32 HORAS/AULA
Fernanda Moreno é professora de Literatura adjunta da rede estadual de ensino em Porto Alegre e atriz da Companhia Cômica Cultural. Mestranda em Letras – Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Letras – Português pela PUCRS. Vencedora do II Festival de Esquetes da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com O Retrato de Laura (2012). Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira e Sandra Possani; “Oficina de Comédia!” – (2007); “Curso de Verão” – Ministrante por Jacqueline Pinzon; “Grupo Teatral de Pesquisa e Montagem” (2008) – Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011 e 2012) – Ministrante: Bob Bahlis, “A performance do ator + teatro musical” – Ministrantes: Patsy Cecato e Cíntia Ferrer (2012), entre outros.  Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006) – Direção: Roberto Oliveira e Sandra Possani; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011) – Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) – Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros no Velório de Peter Pan (2011) – Direção: Bob Bahlis; Gozadas (2012) – Direção: Patsy Cecato, entre outros. Como professora de teatro, participou com seus alunos do I Festival Internacional de Teatro Estudantil com a peça Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda.

PROGRAMA:
Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.


INVESTIMENTO:
à vista: R$ 540,00
parcelado: 4 x R$150 ,00



OFICINA LIVRE DE TEATRO  – SEMESTRAL
Ministrante: Nina Eick


SÁBADOS DAS 12H AS 14H
CARGA HORÁRIA: 24 ENCONTROS – 48 HORAS/AULA
De 01 DE JUNHO A 14 DE DEZEMBRO


NINA EICK é bacharel em Artes Visuais, habilitação em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de arte e teatro na escola infantil Descobrindo o Saber. Participou também do Projeto Uniescolas ministrando aulas de artes no Educandário São João Batista. Entre seus trabalhos teatrais constam as atuações em “O Duplo, Um Outro Machado de Assis”, direção de Patsy Cecato, “Dançarei Sobre Teu Cadáver”, direção de Júlio Conte e “Dez (quase) Amores”, direção de Bob Bahlis. Integra atualmente o elenco de “Manual Prático da Mulher Moderna”, de Patsy Cecato, um dos maiores sucessos de público e crítica do Rio Grande do Sul e do Infantil Piá Farroupilha, de Bob Bahlis.

PROGRAMA:
O Curso de iniciação teatral leva a um primeiro contato com a arte dramática desenvolvendo nos alunos liberdade criativa, sensibilização, autoconhecimento, desinibição, expressão vocal, expressão corporal , através de jogos, improvisações, criação de cenas e textos dramáticos.


INVESTIMENTO:
à vista: R$ 810,00
parcelado: 6 x R$ 150,00